CICOP prepara instalações em Garça para receber resíduos sólidos urbanos

Local atenderá os oito municípios integrantes do consórcio
CICOP prepara instalações em Garça para receber resíduos sólidos urbanos

O CICOP (Consórcio Intermunicipal do Centro Oeste Paulista) está preparando um local para recepção dos resíduos sólidos urbanos para atender os oito municípios integrantes: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita e Lupércio.
O atual presidente do CICOP é o Prefeito do município de Garça, João Carlos dos Santos, que visitou o canteiro de obras e falou a respeito: “Neste local, aqui em Garça, serão recepcionados os resíduos sólidos urbanos dos oito municípios que participam do consórcio. A reciclagem dos resíduos sólidos urbanos é um processo fundamental para a construção de uma sociedade sustentável. Quando tudo estiver pronto estaremos gerando economia de energia e água, reduzindo as emissões dos gases do efeito estufa, preservando fontes de matéria-prima, diminuindo o gasto com aterros sanitários e, também, gerando empregos. De acordo com o andamento das obras é provável que a partir de janeiro de 2024 este local esteja em pleno funcionamento”.
A conscientização sobre o consumo, uso, reaproveitamento e descarte adequado dos resíduos sólidos urbanos é essencial para a sustentabilidade.

ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
Esta ação está de acordo com o ODS 12 – assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis -, meta 12.5 que diz: “até 2030 reduzir, substancialmente, a geração de resíduos sólidos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso”.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas que estão interconectados e abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Eles foram adotados durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 e devem ser atingidos até 2030.
Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

Autor: Fábio Bonassa

Foto: Fabiano de Oliveira

Fonte: SECOM - Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos do Município de Garça